25 de abr. de 2012

Abertas inscrições para a oficina "Cartografias Afetivas" que será oferecida durante a 10ª Semana de Museus

O Museu Victor Meirelles realiza nos dias 14, 16 e 18 de maio de 2012, das 14 às 18 horas, a oficina Cartografias Afetivas.  Ministrada pela professora Juliana Crispe, a oficina tem por objetivo desencadear processos de criação artística e pedagógica em torno de percursos pessoais, acionados pelo relato e afetividade de cada participante. Os trajetos destes percursos preveem trocas de cartografias afetivas, propondo olhares para a arquitetura, a história, a sociedade, bem como a seus costumes e tradições das cidades. O projeto se destina a professores, gestores e outros interessados em participar, propondo aberturas para reflexões em torno da visualidade contemporânea e de trocas de relações.

Cartografias Afetivas é um projeto que propõe a construção de mapas, cartografias do universo pessoal, do coletivo, cartografias de vivências, lembranças, pessoas, lugares, espaços, etc. Territórios afetivos que nos são importantes e nos afetam”, define Juliana.

A ideia é valorizar olhares para lugares sociais compartilhados pela comunidade, problematizando temáticas sociais e políticas, bem como mergulhar no universo íntimo de cada participante. A arte propõe a intervenção aberta a várias questões evidenciadas pelos percursos em torno dos afetos e relações propiciadas pelos mesmos. Nesta questão, arte problematiza e revela possibilidades em torno das situações provocadas pelo percurso vivenciado pelos participantes. O acesso aos bens culturais e suas representações sociais e políticas percorrem a experiência de caminhar por imagens da cidade, abertas a questões que podem propiciar encontros com a arte, tanto como potência poética quanto pedagógica.

O público alvo são os professores, formados ou em formação, além de gestores e outros interessados no tema, voltados para as reflexões em torno da visualidade contemporânea e das trocas de relações.

A oficina é gratuita e serão disponibilizadas 25 vagas. Os interessados em participar devem encaminhar até o dia 10 de maio o seu pedido de inscrição, com os dados pessoais e as razões do seu interesse pelo curso para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 11 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário