16 de nov. de 2011

Semana de Conservação de Bens Culturais

O Museu Victor Meirelles promoverá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, a Semana de Conservação de Bens Culturais cujo objetivo é proporcionar e complementar a formação de profissionais do setor bem como demais interessados. As atividades são gratuitas, sendo necessária a prévia inscrição, conforme instruções abaixo.

Programação

Oficina teórica 1
Conservação fotográfica: conceitos, identificação de processos e procedimentos básicos
Data/horário: 28 e 29 de novembro, das 14h às 18h
Ministrante: Sandra Baruki (Centro de Conservação e Preservação Fotográfica/FUNARTE/MinC)
Ementa: A oficina tem como objetivo principal introduzir questões relacionadas à conservação de acervos fotográficos dos séculos XIX e XX. Dentre os temas a serem abordados, encontram-se: Conservação fotográfica: métodos e objetivos; A estrutura dos materiais fotográficos processados e suas variações na história da fotografia (do daguerreótipo às cópias digitais impressas); Identificação de processos fotográficos históricos; História e identificação de negativos em vidro e base flexível; As causas de deterioração dos materiais fotográficos históricos; Como evitar a deterioração: a conservação preventiva de acervos fotográficos; Projetos de conservação fotográfica: diagnóstico, elaboração e exemplos; Procedimentos básicos de higienização e orientações gerais (aula expositiva); Acondicionamento, montagem e apresentação dos materiais acessórios; Debate sobre as questões específicas dos acervos fotográficos sob responsabilidade dos participantes.
Vagas: 25

Oficina teórica 2
Conservação de Bens Culturais
Data/horário: 30 de novembro e 1º de dezembro, das 14h às 18h
Ministrante: Bettina Collaro Goerlich de Lourenço (Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC)
Ementa: Dentre os objetivos da oficina, encontram-se: Conceitos sobre o patrimônio cultural; Tipos de Bens que devem ser preservados; Causas de deterioração e ameaça a um Bem cultural; Definição de termos aplicados à preservação de Bem Cultural; Interlocução de um bem arquitetônico e o acervo de um Museu; Questões relevantes para a preservação e conservação de Bem Cultural, assim como os diferentes termos e materiais aplicados nesta área; Adaptação das diversas técnicas atuais para conservação e preservação; Preservação do Patrimônio Cultural Edificado.
Vagas: 25

Sobre as ministrantes:
Sandra Baruki
possui Mestrado em Artes (MA) - Conservação pelo Camberwell College of Arts, The London Institute, Londres, Reino Unido, 2000-2001 e Graduação em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e em Comunicação/Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1990). Estudante especial na Universidade de Columbia, School of Library Service, Conservation Education Programs, Nova York, EUA, 1989; estágios no New York Municipal Archives, Nova York, no International Museum of Photography, George Eastman House e no Image Permanence Institute, Rochester Institute of Technology, ambos em Rochester, EUA, 1989. Conservadora de fotografia do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de Artes (Funarte) desde 1986. De 2002 até o presente, é Coordenadora do CCPF/Funarte. Coordenou importantes projetos nacionais para conservação de acervos fotográficos em instituições públicas e privadas. Ministrou treinamentos, cursos e oficinas no país através do CCPF/Funarte e em outros países da América Latina e Caribe como professora convidada do ICCROM / International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property. Autora e editora de textos técnicos sobre conservação fotográfica. Membro do ICOM – Conselho Internacional de Museus e da ABRACOR – Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais.

Bettina Collaro Goerlich de Lourenço é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Integrada Metodista Bennett, do Rio de Janeiro e com mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de Conservação e Restauração de Bem Cultural Edificado - PROARQ. Profissional com experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Preservação e Conservação do Patrimônio Cultural Edificado, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio arquitetônico, manutenção dos materiais construtivos históricos e restauração de pinturas murais. Atualmente é cedida para o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), no Museu Victor Meirelles em Florianópolis, pela Fundação Oswaldo Cruz, fazendo parte da equipe técnica na preservação da edificação histórica e do acervo deste Museu.

Procedimento para pré-inscrição (até 24 de novembro de 2011).

A oficina é gratuita e tem como público-alvo profissionais e estudantes voltados à conservação/restauração de bens culturais, arquitetos, museólogos, conservadores, restauradores, arquivistas, bibliotecários, historiadores, funcionários de museus e centros culturais, dentre outros profissionais que atuam na área. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 24 de novembro seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 25 de novembro. Os critérios para a seleção nas oficinas são de responsabilidade da equipe técnica do Museu Victor Meirelles.

Assinale a(s) oficina(s) que você deseja participar:
[ ] 01 – Oficina teórica - Conservação fotográfica: conceitos, identificação de processos e procedimentos básicos, com Sandra Baruki
[ ] 02 – Oficina teórica com Bettina Collaro Goerlich de Lourenço

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
É membro da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles?
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que avisem o quanto antes para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados.

---
O quê: Semana de Conservação de Bens Culturais do Museu Victor Meirelles.
Onde: Museu Victor Meirelles/Museu da Escola Catarinense.
Quando: 28, 29, 30 de novembro e 1º de dezembro de 2011.
Quanto: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário