11 de abr. de 2012

Pré-inscrições abertas para oficina prática de desenho, com Carlos Asp

Neste ano de 2012 o Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC tem muito a comemorar. Em agosto, dia 18, será celebrado os 180 anos de nascimento de Victor Meirelles de Lima (1832) e no dia 15 de novembro a festa é pelos 60 anos de criação do Museu (1952). Por isso, ao longo de todo o ano haverá uma programação especial e diversificada, preparada pela equipe do Museu, com exposições, ações educativas e culturais e lançamento de publicações que ocorrerão em Florianópolis e também em outras cidades de Santa Catarina.

Além disso, o Projeto Agenda Cultural, que tem se dedicado a oferecer uma programação sistemática e criteriosa com atividades voltadas para as Artes Visuais, completa 10 anos de existência. O público, como sempre, será o convidado especial desta programação múltipla que, neste ano, dará ênfase às oficinas práticas de formação em artes. A proposta é apostar na introdução ao universo artístico, buscar mesmo a vocação em cada um, estimulando o exercício e a reflexão. Primeiro gostar, para depois aprender, se aprofundar e se especializar. Neste contexto, algumas das oficinas programadas serão de desenho, de fotografia e de animação stop-motion entre outras. As inscrições serão abertas ao longo do ano, conforme forem acontecendo e o Museu fará toda a divulgação, com tempo para inscrições e formação das turmas.

A primeira oficina deste ano de 2012 já está com inscrições abertas. Será dedicada à prática do desenho e o ministrante convidado é o artista e professor Carlos Asp, que possui vasta trajetória na área. Os encontros ocorrerão nas quartas-feiras do mês de maio (dias 2, 9, 16, 23 e 30) no horário das 14 às 17 horas. O objetivo será experimentar diversas técnicas e materiais gráficos a partir da observação da paisagem, das coisas e das criaturas vivas.

Sobre o ministrante:
Carlos Asp é artista visual e educador, licenciado pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina desde 1992, tendo ministrado workshops para professores da rede municipal em várias cidades do Estado de Santa Catarina. Dentre suas exposições coletivas, encontram-se: “Contaminações”, Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis, 2010; “Diálogos ampliados” com Gerson Reichert, Paço Municipal de Porto Alegre, 2010; “Arte como questão – Anos 70”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, 2008. Exposições individuais: “Asp sem verniz”, Galeria da Fundação Cultural Badesc, Florianópolis, 2008; “Desenhos instalados”, Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 2004.

Pré-inscrições até 26 de abril de 2012.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo artistas, professores e interessados em artes visuais. A faixa etária é a partir dos 8 anos. Serão 30 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato (ou responsável) ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 26 de abril de 2011 seu pedido de pré-inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 27 de abril.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?


Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que comunique com antecedência para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2012, salvo justificativa comprovada da ausência.

Mais informações:
mvm.ac@museus.gov.br
48 3222-0692

Nenhum comentário:

Postar um comentário