6 de abr. de 2011

Oficina teórica Portfólio de Artista, programa Rumos Artes Visuais 2011/2013, do Itaú Cultural

No dia 5 de maio, das 19 às 22h, o programa Itaú Cultural Rumos Artes Visuais 2011/2013 em parceria com o Museu Victor Meirelles/IBRAM/MinC promoverá a oficina teórica “Portfólio de Artista”, com Janaina Melo. A atividade tem por objetivo contribuir na organização, sistematização e apresentação de trabalhos de arte assim como promover uma reflexão acerca do que seja um portfólio e suas diferentes formas de elaboração. A oficina visa alcançar tal meta oferecendo exemplos e análise em grupo de portfólios e plataformas distintas de apresentação do trabalho de arte existentes na cena contemporânea. Pretende também conduzir por meio de discussões com os participantes, questões concernentes a escrita de artista.

Ministrante: Janaina Melo é historiadora com atuação na área crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte. Graduada em História (FAFICH/UFMG) e pós-graduada (Lato Sensus) Pesquisa e ensino em Arte Contemporânea (Escola Guignard, UEMG). Colaboradora da Editora C/Arte na organização de livros da coleção Circuito Atelier. Foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2005 e 2007. Assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural (2008-2009). Atualmente é Coordenadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, Brumadinho (MG), professora de Crítica de Arte da Escola Guignard UEMG e curadora do Programa de residência artística JA CA e do Projeto Atelier Aberto – Escola Guignard UEMG. Possui textos publicados nos livros Através: Inhotim Centro de Arte Contemporânea. [PEDROSA, Adriano, MOURA, Rodrigo (org.)]. Belo Horizonte: Instituto Cultural Inhotim, 2008 e Projeto Bolsa Pampulha – Edição 2005-2006. Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, 2008. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Pré-inscrição até 28 de abril de 2011.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo jovens artistas, interessados nas artes visuais, professores de arte e educadores. Serão 30 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 28 de abril de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 29 de abril.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?


Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que comunique com antecedência para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2011, salvo justificativa comprovada da ausência.

---
Serviço:
O quê: Oficina teórica “Portfólio de artista”, com Janaina Melo.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 5 de maio de 2011, às 19h, carga horária de 3h/aula.
Quanto: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário