11 de mai. de 2011

Oficina "Novos recursos da pintura", com Leda Catunda

O Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles promoverá nos dias 13 e 14 de junho a oficina “Novos recursos da pintura”, com Leda Catunda. Nesse encontro serão discutidas as características da pintura tal como era desenvolvida e compreendida no decorrer do século XX. A partir disso, será trabalhada a ampliação do conceito de pintura através de dois exercícios práticos. Serão avaliadas também as possibilidades de trabalhar a linguagem da pintura sem a utilização de tinta, através de procedimentos como colagem e montagem. Paralelamente será proposta a análise dos portfólios dos próprios participantes.

Programa da oficina

13 de junho
Prática do exercício de “pintura sem tinta”.
Introdução teórica, observação na história da arte recente de novas atitudes frente à pintura; início da parte prática.
Material requisitado aos alunos(as): tela ou pedaço de eucatex ou compensado, cola branca e materiais variados, coloridos, com imagens, com texturas ou superfícies impressas.

14 de junho
Pintura com procedimento indireto
Realização de pinturas que se utilizem de procedimentos indiretos para a criação de imagens e campos de cor, tais como monotipia, carimbo, máscaras, grafite ou impressões.
Material requisitado aos alunos(as): tela e tinta, papel cartão, estilete, esponjas, papelão, plástico pvc cristal (0,30 ou 0,40), estêncil, chapa de linóleo e goivas, rolo de esponja.

Pré-inscrição até 7 de junho de 2011.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo artistas, professores e interessados em artes visuais. Serão 30 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 7 de junho de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 8 de junho.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que comunique com antecedência para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2011, salvo justificativa comprovada da ausência.

---
O quê: Oficina “Novos recursos da pintura”, com Leda Catunda
Onde: Museu Victor Meirelles
Quando: 13 e 14 de junho de 2011, das 19.às 22h
Quanto: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário