28 de jun. de 2011

Cinema Italiano no Cinema Falado

O Jantar, do cineasta italiano Ettore Scola, é a atração desta quinta-feira, dia 30 de junho, no projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles.

É um típico filme italiano, onde toda a ação se passa dentro de um restaurante igualmente típico, e cujos clientes são os próprios personagens dessa comédia leve e ao mesmo tempo dramática. Os dramas pessoais aparecem neste filme temperados pelo humor, pela ironia fina e também pela sabedoria simples que consiste em entender que às vezes o melhor a fazer é aproveitar o momento presente.

Clélia Mello, a mediadora convidada da noite, é mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente Clélia é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, tem experiência na área de Artes e atua em temas como encenação, interdisciplinaridade, hipermídia, som-imagem, molduras culturais e experimentação metodológica.

O Jantar é uma produção Itália/França de 1988 e traz Vittorio Gassman neste que seria seu último trabalho. O ator está magnífico no papel do senhor solitário, professor aposentado e habitué do restaurante, que a tudo observa, comenta e faz a ligação entre várias histórias. Gassman morreria pouco tempo depois de terminadas as filmagens.

Ainda no elenco destaca-se a forte presença da bela atriz francesa Fanny Ardant, interpretando a dona do restaurante, no auge de sua maturidade sensual.

Tanto de comédia, tanto de drama. São variações que se passam e que vemos acontecer em cada uma das mesas e também entre uma mesa e outra. O drama da solidão, do tempo que passa, dos sonhos desfeitos. Essa comédia dramática e intimista é feita da relação que as pessoas estabelecem entre si. São Histórias comuns, mas filmadas com muita sensibilidade por Ettore Scola

A sessão de O Jantar começa às 19 horas, no auditório do Museu da Escola Catarinense, na Rua Saldanha Marinho, 196, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.

---

Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
Filme: O Jardim, do diretor Ettore Scola
Mediação de Clélia Mello
Dia 30 de junho de 2011, às 19 horas
Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro
Museu Victor Meirelles
Rua Victor Meirelles, 59
Tel. 48 3222-0692

Nenhum comentário:

Postar um comentário