22 de jun de 2011

Exposição "O Espectador Fotógrafo", de Patricia Franca-Huchet

O Museu Victor Meirelles abrirá na próxima quarta-feira, às 19h, a exposição "O Espectador Fotógrafo", de Patricia Franca-Huchet. Às 18h, ocorrerá o já tradicional Encontro com a Artista.

Todas as imagens da mostra são assinadas por Zénon Piéters, heterônimo da artista, fotógrafo melancólico que fotografa pintura em museus. Segundo o texto de Rosângela Cherem, escrito especificamente para a exposição, Patricia Franca-Huchet afirma "sua poética como a própria imagem multiplicada num espelho, construída por meio de um jogo de refrações e situada numa espécie de profusão labiríntica, onde uma coisa é rebatimento de outra: a artista e o fotógrafo, o fotógrafo e as leituras, as fotografias e as lembranças, o acontecido e o inventado, o vivido e o sonhado, a imagem e a forma, a presença e a ausência, a proximidade e a distância".

Sobre a artista
Patricia Franca-Huchet (1958) vive e trabalha em Belo Horizonte. É doutora e mestre pela Université de Paris I - Sorbonne, artista pesquisadora trabalha sobre a imagem focalizando seu interesse pela reconstrução crítica da tradição pictural. Divide as suas atividades artísticas com a prática da exposição, do ensino, da orientação, da pesquisa, da publicação e do evento (comunicações, palestras e apresentações de trabalho diversas no Brasil e em outros países). Coordena o grupo de pesquisa BR-IT: Bureau de estudos sobre a imagem e o tempo, que se dedica às práticas artísticas cujos propósitos se voltam para o estatuto da imagem com abordagem aberta à história, literatura, psicanálise e antropologia do visual. Tem obras na coleção da Fondation Danae - França e Espanha -, no Museu de Arte de Brasília, particulares e publicações em livros e revistas no Brasil e em outros paíseis.

---
Serviço:
O quê: Abertura da exposição "O Espectador Fotógrafo"
Quando: 29 de junho de 2011, às 18h
Onde: Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário