20 de jun. de 2011

Festa da Música

O Museu Victor Meirelles vai se juntar aos músicos de todo o mundo para celebrar a Festa da Música. O evento acontece nesta terça-feira, dia 21 de junho, às 19 horas, na Sala de Exposições Temporárias, com entrada gratuita.

No programa, obras clássicas e populares, executadas por vários músicos convidados, entre violoncelistas, violonistas, violistas e flautistas. O evento tem o apoio da Universidade do Estado de Santa Catarina, através do seu Departamento de Música.

A data também será o marco do início de um projeto de música que o Museu Victor Meirelles está estruturando e que brindará as estações do ano. Este primeiro ciclo começa exatamente no dia da chegada do inverno e se estenderá até 23 de setembro, quando começa a primavera. O projeto prevê apresentações quinzenais regulares, sempre às quartas-feiras, às 19 horas.

Os músicos interessados em fazer parte do projeto devem entrar em contato com o Museu Victor Meirelles, pelo telefone 3222-0692.


A Festa

Desde o ano de 1982, todo dia 21 de junho é celebrada na França a Festa da Música. Por iniciativa do Ministério da Cultura daquele país, o evento foi criado para festejar os milhões de músicos amadores do país na época, que foram convidados a, naquele dia, ocupar as ruas durante meia hora para mostrar sua arte. O grande sucesso da iniciativa permitiu que a celebração se repetisse, ganhando importância ano após ano.

A iniciativa, entretanto, se atrelou às celebrações que vêm desde a antiguidade, na qual os povos comemoravam o início do verão no hemisfério norte, depois dos invernos sempre rigorosos. O dia 21 de junho é especial ainda por ser o mais longo do ano, pois é o primeiro dia do verão na Europa.

Durante este dia qualquer pessoa ou grupo musical sai às ruas à noite para tocar algum instrumento musical e comemorar a chegada do verão. É uma festa popular, gratuita, aberta a quem quiser participar e onde todos os estilos sonoros, em alegre convivência, celebram a música entre pessoas de todas as idades e origens sociais.

Em 1985 a Festa da Música ultrapassou as fronteiras da França e passou a acontecer também em outros países. Foram necessários apenas 15 anos para que estivesse presente em mais de 430 cidades ao redor do mundo, em cerca de 100 países, nos cinco continentes.

No Brasil foi criado o Festival Santa Música, por iniciativa de um coletivo de artistas, para realizar uma festa musical de rua, democrática e rica em diversidade. Santa Teresa, no Rio de Janeiro, é um dos lugares onde o evento acontece com mais intensidade. O local foi escolhido por ser um bairro de efervescência cultural e consagrado formador de opinião, de reconhecidas posições políticas e coletivas.

---
O quê: Festa da Música
Quando: 21 de junho, terça-feira, às 19h
Onde: Museu Victor Meirelles
Quanto: Gratuito
Informações: mvm.ac@museus.gov.br / 48 3222-0692

Nenhum comentário:

Postar um comentário