8 de ago. de 2011

Cinema Falado exibe "A Outra História Americana"

O filme programado para esta quinta-feira, dia 11 de agosto, no projeto Cinema Falado do Museu Victor Meirelles é A Outra História Americana, do diretor Tony Kaye. Nele, o diretor nos faz uma narrativa que poderia até ser conhecida, de um líder de gangue, mas que tem toda uma outra história por trás, na medida em que as reflexões e experiências deste rapaz vão acontecendo.

O mediador convidado é o professor Fernando Vugmann, mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutor em Letras pelo mesmo programa. Atualmente Vugmann é professor da Universidade do Sul de Santa Catarina, no curso de cinema e vídeo e no programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem. É ainda editor da revista Crítica Cultural e tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Cinema, atuando principalmente nos temas cinema hollywoodiano, mitos modernos e cinema brasileiro.

A Outra História Americana é um filme denso, polêmico, que tem o dom de provocar no espectador os mais diversos sentimentos, passando pela tristeza, ira, revolta, esperança e o medo... um medo antecipado do desfecho, um medo que se mostra justificado e doloroso.

Derek Vinyard (Edward Norton) é um jovem pertencente a uma família abalada pela perda precoce do pai, um bombeiro, que ao tentar apagar um incêndio num bairro negro acabou por ser baleado por marginais.

Incitado pelo seu ódio aos negros e às minorias, Derek torna-se líder de um grupo violento e uma referência para os jovens brancos e excluídos do seu bairro, que o idolatram e seguem o seu pensamento. Derek uma noite ouve o seu irmão a avisá-lo que um negro estava roubando o seu carro. Ele sai desesperado, e o mata. Pouco depois chega a policia e o prende.

É esta vivência na cadeia que vai mudar a sua maneira de ver as coisas, o mundo, a sua vida, suas amizades e por fim avaliar o seu ódio.
A sessão de A Outra História Americana começa às 19 horas, no auditório do Museu da Escola Catarinense, na Rua Saldanha Marinho, 196, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita.

---

Cinema Falado do Museu Victor Meirelles
Filme: A Outra História Americana, EUA, 1998
Direção: Tony Kaye
Mediação de Fernando Vugman
Dia 11 de agosto de 2011, às 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário