8 de ago. de 2011

Oficina "1 Mentira x 1 Ficção = ½ Verdade", com Fabio Morais

O Museu Victor Meirelles promoverá em seu Projeto Agenda Cultural nos dias 19, 20 e 23de setembro, a oficina teórico-prática “1 Mentira X 1 Ficção = ½ Verdade”, com o artista Fabio Morais. Serão apresentados artistas e obras que abordaram a ficção em artes visuais. Os trabalhos serão comparados à literatura, campo natural da ficção, a fim de levantar as semelhanças e as diferenças entre a ficção verbal e a ficção visual. Além disso, será proposto um exercício prático por meio de um catálogo que documente uma exposição fictícia que teria ocorrido em Florianópolis, no ano de 1988. A data e o local propõem o exercício de inventar uma ficção contextualizada historicamente. Cada participante escolherá uma prática (artista e obra fictícios, curador fictício, autor fictício do texto da exposição) e, coletivamente, será produzido o catálogo. A oficina é parte da programação do Museu Victor Meirelles para a Primavera dos Museus.

Ementa:
A ideia de ficção é estranha às artes plásticas, levando-se em conta que seus dois pilares históricos têm a verdade como um valor: o figurativo, que é uma representação ou interpretação do real através da visualidade; e o abstrato, que estabelece uma verdade formal em si. A arte conceitual dos anos 1960-70, com suas raízes em Marcel Duchamp (1887-1968), flertou com a ficção e a mentira, abrindo outras possibilidades para a natureza das artes visuais.

Programa
1º encontro:
A ficção em Marcel Broodthaers
Arte e literatura fictícias: Sophie Calle (Double Jeux) e Paul Auster (Leviatã). Diferenças e semelhanças entre a ficção na literatura e nas artes visuais.
Obs. No próximo encontro, os participantes devem vir munidos de informações sobre como era a produção de artes visuais em Florianópolis, em 1988. Esses dados alimentarão a criação dos autores, obras, curadoria e texto curatorial falsos.

2º encontro:
Biografia e personagem inventado em artes visuais: Marcelo do Campo (Dora Longo Bahia) e Duda Miranda (Marilá Dardot e Matheus Rocha Pitta). Análise das ideias literárias de narração, ficção e construção de personagem, e de como esses procedimentos acontecem em arte visual.
Proposta: Será levantada a produção artística de Florianópolis em 1988, para que seja criada a ficção de cada participante, dentro deste contexto histórico.
Será produzido um catálogo desta exposição fictícia que teria acontecido em 1988 em Florianópolis, com uma obra de cada participante.

3º encontro:
Apresentação, discussão e produção do catálogo/fanzine com as propostas de cada participante.

Sobre o ministrante:
Fabio Morais (São Paulo, 1975) é artista plástico graduado pela Fundação Armando Álvares Penteado e mestrando na Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Sua mais recente exposição individual foi Te Iludo, Galeria Vermelho, São Paulo, em 2010. Tem participado de exposições coletivas como El Mal de Escritura (MACBA, Barcelona, 2009), 29a Bienal de São Paulo (Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, 2010), 8a Bienal do Mercosul (Fundação Bienal do Mercosul, Porto Alegre, 2011) e The Spiral and the Square (Bonnierskonsthall, Estocolmo, 2011). Parte substancial de sua produção artística usa o livro e a publicação como obra, meio e suporte, e já publicou livros como Sebo (CCBB, São Paulo, 2007) e blá blá blá (par(ent)esis, Florianópolis, 2009), ambos em parceria com Marilá Dardot, O Performer (edição do autor, 2009), Diccionario para Road Movie (Kitschic Ediciones, Barcelona, 2010), ARTE E MUNDO APÓS A CRISE DAS UTOPIAS (par(ent)esis, Florianópolis, 2010) em parceria com Daniela Castro, e Fabio Catador (Coletivo Dulcinéia Catadora, São Paulo, 2011).

Pré-inscrição até 12 de setembro de 2011.

A oficina é gratuita e tem como público-alvo artistas, professores e interessados em artes visuais. Serão 25 vagas disponibilizadas. O critério de seleção será a análise das respostas enviadas pelo candidato ao questionário que segue abaixo. O processo seletivo e os critérios adotados são de responsabilidade da equipe da Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles. Interessados em participar devem encaminhar até o dia 13 de setembro de 2011 seu pedido de inscrição com os dados abaixo para mvm.ac@museus.gov.br. O resultado da seleção será divulgado por e-mail até o dia 12 de setembro.

Nome completo:
Telefone:
E-mail:
Formação:
Área de atuação profissional:
Instituição:
Por que tem interesse em participar desta oficina?

Pedimos aos inscritos que tiverem seu pedido de inscrição deferido e não puderem comparecer à oficina que comunique com antecedência para que possamos disponibilizar as vagas para outros interessados. Informamos que aqueles que não comparecerem à oficina após terem seus nomes inscritos não poderão frequentar outra oficina do Museu Victor Meirelles ao longo do ano de 2011, salvo justificativa comprovada da ausência.

---
O quê: Oficina “1 Mentira X 1 Ficção = ½ Verdade”, com Fabio Morais
Onde: Museu Victor Meirelles
Quando: 19, 20 e 23 de setembro de 2011, das 18h30.às 22h
Quanto: Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário