14 de set. de 2011

5ª Primavera dos Museus


Entre os dias 19 e 24 de setembro, o Museu Victor Meirelles promoverá a Primavera dos Museus com o tema “Mulheres, museus e memórias”. A iniciativa, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade. Desde a sua primeira edição em 2007, a programação conta com mais de dois mil eventos espalhados pelas diversas regiões, cidades e municípios brasileiros. Para esta 5ª edição da Primavera dos Museus, o Museu Victor Meirelles promoverá um conjunto de atividades que inclui exposições, oficinas e mediações educativas.

Nos dias 19, 20 e 23 de setembro, o artista Fabio Morais ministrará a oficina “1 verdade X 1 mentira = ½ ficção”. A atividade, com inscrições já encerradas, apresentará artistas e obras que abordaram a ficção em artes visuais. Além disso, será proposto um exercício prático por meio de um catálogo que documente uma exposição fictícia que teria ocorrido em Florianópolis, no ano de 1988.

No sábado, dia 24 de setembro, o Museu Victor Meirelles receberá a exposição “DOBRAmentos: livros em trânsito”, um projeto de exposições passageiras pensadas para acontecer em apenas um dia. A proposta é levar os trabalhos para ambientes acolhedores, em que os folheadores convidados possam desfrutar de momentos em contato com os livros. O grupo de artistas propõe que exista sempre um ambiente acolhedor, a exemplo de uma sala de visitas, onde os folheadores possam sentar-se na companhia de amigos para folhear, para pensar e para falar sobre os livros. A organização e curadoria é de Márcia Sousa e os artistas participantes são: Ana Carla de Brito, Anna Moraes, Bruna Maresch, Christiane Dalla Costa, Glauco Ferreira, Joana do Amarante, Joceane Tamara Willerding, Márcia Cardeal, Márcia Mathias, Maria Araujo, Michal Kirschbaum, Paula Albuquerque, Renata Patrão e Sílvia Teske.

No mesmo dia, o Museu Victor Meirelles receberá alunos da escola Escola de Educação Básica Simão José Hess que participarão da Oficina de Dobraduras, ministrada pelas artistas Márcia Sousa, Maria Araújo e Márcia Mathias.

Além disso, durante a Primavera dos Museus, a mostra “Turista transcendental”, de Rosângela Rennó, assim como a exposição de longa duração “Victor Meirelles: Construção”, com curadoria de Paulo O. R. Reis, estará aberta ao público, com entrada franca, sendo que o serviço educativo do Museu Victor Meirelles oferecerá visitas mediadas, com agendamento prévio.

Serviço:
O quê: 5ª Primavera dos Museus: Museus e Redes Sociais
Quando: 19 e 24 de setembro de 2011.
Onde: Museu Victor Meirelles
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário